Adendo em 27/02/2010: VERSÃO PARA IMPRESSÃO!!!
Nunca pensei que este post fosse fazer tanto sucesso :) Recebi e-mails, comentários e contribuições neste tempo... E claro, agora meus sushis estão mais "bonitinhos" que os das fotos :) Enfim... Entre as colaborações, veio uma versão para impresão do material abaixo, uma espécie de apostila muito bem organizada e gentilmente preparada por Márcia e Alisson. Valeuu!!! Pra quem, como eles, quer imprimir e levar para a cozinha, é só clicar aqui.
O post até virou link da Associação dos Adeptos da Culinária Japonesa :) Confira aqui!!!
Sushi sem frescura
(Para 2 pessoas – Receita para 4 rolos de alga Nori – 35 sushis)
Arroz:
1 e 1/2 xicaras de arroz para sushi - que aparece à direita (ele é mais mole e mais “gordinho” que o tradicional - à esquerda)
5 a 8 centímetros quadrados de alga kumbu (pode fazer sem tb)
4 colheres de sopa de saque.
Lave o arroz até a água sair menos leitosa. Coloque para cozinhar em água fria (3 xícaras). Acrescente o Kumbu (que deve ser retirado assim que o arroz começar a secar). Não vai sal ou qualquer outro tempero no cozimento: apenas o Kumbu e o saquê. Cozinhe em fogo médio. Depois de seco, tampe.
Ao final, se estiver bem macio, já pode ser tirado da panela para o passo seguinte. Se não, deixe na panela tampada para completar o cozimento e ficar bem sequinho, mas bem macio. É bem normal que o arroz grude na panela. Descarte essa parte amarelada.
Tempero do Arroz:
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de sopa rasas de açúcar
2 colheres de sopa de saquê
1 colher de sopa rasa de sal
- Leve em uma panela ao fogo, misture sempre até derreter tudo, mas não deixe ferver. Pode-se preparar várias vezes a receita e deixar em um vidro tampado na geladeira. Dura mais de 3 meses.
Preparo do Arroz:
Coloque o arroz cozido ainda quente em uma bacia plástica ou de vidro e adicione o tempero na quantidade desejada. Prove o arroz pra decidir a quantidade. Mexa como se estivesse “cortando” o arroz, pra não empapar muito. Deixe esfriar bem antes de começar a fazer os rolos.
Preparo dos recheios:
Coloque o peixe em tirinhas de 1 cm de largura e espessura. (aqui usamos o salmão congelado, sem problemas. O segredo eh descongelar em água fria e não ao natural, nem no microondas!)
Corte os bastões de Kani ao meio, na espessura, pra que também fiquem com um centímetro.
Descasque o pepino japonês e tb corte em tirinhas (a parte das sementes não deve ser usada pq tem mto líquido)
Corte cebolinha verde bem fininha
Corte kiwi em tirinhas, morango, manga, abacate ou a fruta que preferir
Cream chease (requeijão fica ótimo tb)
Para enrolar:
Coloque a alga Nori sobre a esteirinha de bambu com a parte brilhante para baixo. Ela tem umas marcas (listas), e o rolo será feito no sentido perpendicular a elas.
Passe uma pequena quantidade de wassabi em uma das extremidades, fora a fora. Molhe as mãos no vinagre de arroz e comece a espalhar sobre a alga.
Não deixe mais de 0,5 cm de espessura. Quanto mais fininho, melhor... mas isso vem com a prática. O vinagre faz o arroz não grudar na mão. Mas não coloque demais pra não alterar o gosto do tempero. Na outra borda, deixe dois centímetros sem arroz.
Feito isso, coloque o recheio sobre o arroz próximo a borda de 0,5 cm onde foi passado o wassabi.
Enrole o sushi com cuidado. Faça a ponta ficar por baixo do recheio e vá apertando bem pra não ficar mole.
Enrole até o final e, se necessário, passe o dedo com água na parte da alga restante para colar. Coloque na bandeja com a “emenda” para baixo, para colar bem.
Para cortar:
A faca deve ser bem afiada. Passe, com os dedos, vinagre de arroz pela faca e corte
a pontinha do sushi fora (uns 2 milímetros) para acertar o rolo.
É preciso limpar a faca a cada corte, com uma toalha de papel, e então molhar no vinagre de arroz novamente.
Corte os sushis com 1,2 cm ou 1,5 cm de altura. Um rolo rende de 8 a 10 unidades, dependendo da altura.
Sugestões de recheio:
- Salmão, requeijão e cebolinha picada
- Salmão, requeijão e pepino
- Salmão, Kani e pepino
- Kani e Kiwi
- Kani, requeijão e Kiwi
- Kani, requeijão e cebolinha picada
Para servir:
Sirva imediatamente com shoyo e wassabi. Se preferir, gengibre também . Disponibilize potinhos individuais para o shoyo.
PRA QUEM JÁ TEM PRÁTICA COM O SUSHI BÁSICO:
Mini-sushi:
Depois que estiver com prática pra enrolar, corte a alga ao meio (no sentido oposto ao das marcas) e enrole mini-sushis com meia folha de nori.
Capriche no recheio, use pouco arroz e delicie-se!
Rolo ao contrário:
Para fazer o “inside-outside”, faça o mesmo procedimento do tradicional, mas não deixe a margem de 2 cm. Depois de espalhar o arroz, coloque uma camada de sementes de gergelim sobre o arroz. Com ajuda de uma tábua de carne, um prato, outra esteirinha (etc), vire com a alga para cima, na esteirinha.
Então, coloque o recheio sob a alga e enrole com cuidado, seguindo o mesmo processo.
Depois de boa prática, da pra fazer o inside-outside mini, com meia alga nori. Ficam fofos e gostosos.
Nigiri
O peixe deve ser cortado em pedaços com 3 a 4 cm de comprimento, 2,5 de largura e 0,5 de espessura.
Então, faça um rolo de arroz, coloque um pouco de Wassabi nele (bem pouco!) e acomode o peixe sobre o arroz.
Se quiser, pode usar tirinhas de 1 cm de alga nori para “amarrar”, enrolando o nigiri pelo centro e “colando” as pontas com água.
Grande Ivis!!
ResponderExcluirCerto que eu vou me aventurar... a probabilidade maior é que eu acabe lavando a cozinha de arroz, mas fazer o que, né?
Beijo grande do amigo irlandês!
Fábio
Tava demorando pra essa galeguinha inventar alguma coisa a mais pra fazer, e sempre muito bem!
ResponderExcluirAssim até parece fácil!
Beijos, Ivis
Adorei o seu guia passo-a-passo!
ResponderExcluirMuito legal mesmo!
Bitcho.
Parece delicioso. Porém, eu nem tentarei me aventurar pq não sou boa com gastronomia :)
ResponderExcluirBju
Querido eu simplesmente adorei e falarei disso sempre que puder!!Beijos!1
ResponderExcluirVocê permitiria que o blog da AACJ colocasse um link para este seu passo a passo?
ResponderExcluirNós também publicamos um de Maki Sushi há algum tempo e a receita do shari em separado, mas assim tudo de uma vez ainda não tinha visto.
http://www.aacj-br.zip.net
Estava procurando informações sobre bolsas na Europa, e ainda aprendi a fazer sushi... adorei!
ResponderExcluirOla Ivana!
ResponderExcluirQuanto tempo! Trabalhamos na Câmara Municipal, lembra?! Legal te achar por aqui!
Adorei o blog, parabéns! Ele já esta na minha lista de "parceiro", quando tiver um tempinho passa no meu p/ conhecer:
http://praladetrinta.blogspot.com/
e aproveita e add ele nos seus links! hihihih
Bom te encontrar por aqui!
Bjuuuuuu
=D
Oi!! ótimo blog!! vi seu blog na comunidade de bolsas do orkut. estou interessada em fazer um master na área de meio ambiente na alemanha e, como tenho cidadania portuguesa, me chamou a minha atenção qdo vc falou que na alemanha tem alguns masters de graça para cidadãos europeus!! é mesmo?? será que eu posso conversar com vc? meu email é danimorais@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVou tentar fazer mesmo... mas vou falar com uma amiga pra ajudar... assim se der errado sempre tem alguém junto pra gente colocar a culpa... hehehehe...
ResponderExcluirBeijos... e Obrigadão!!!
Teacher Josi
Excelente post!
ResponderExcluirObrigado.
bemmorgado.blogspot.com
Huhuhu... com esta professora não tem erro. Já sou praticamente formada em sushi. Espero que esteja tudo bem por ae! Saudades!
ResponderExcluirRochele
impressionante, deu certo!
ResponderExcluiroishii desu!
Que requeijão é esse utilizado??? mais consistente! Não deve ser o comun!!!
ResponderExcluirQuantos comentários bacanas!!!
ResponderExcluirSó pra completar... Como moro na Alemanha, o requeijão que uso se chama "Schmelkäsezubereitung", então, não sei bem sobre a consistência do requeijão ai no Brasil... :)
Otima receita e muito bem explicada! Parabens!
ResponderExcluiroi,adorei teu blog,estou esperando para fazer um curso de sushi mas,estava meio incerta,depois de olhar tuas receitas vou fazer com certeza.
ResponderExcluirAbraços,
Neka Carvalho
Ontem eu estava com aquela vontade de comer sushi e então resolvi me aventurar.Comprei alguns dos ingredientes (esqueci do saquê para cozinha). Então, à noite iniciei a minha aventura pela culinária japonesa. Mesmo não usando o arroz japonês (porque só vendem em pacotes com 5 Kg aqui) o efeito foi o mesmo. No recheio utilizei salmão, pepino, surimi e manga. Ficou uma delícia. Mas, com certeza, as dicas do blog foram fundamentais. Obrigada pelo excelente post.
ResponderExcluirMuito boa e didática a receita, parabéns!!! Para quem deseja aprender as técnicas japonesas de preparo desse tradicional prato, uma excelente opção é conhecer o DVD Sushi & Sashimi: http://produtos-japoneses.cozinhajaponesa.com.br/dvd-sushi-sashimi-temaki-hot-philadelphia.html.
ResponderExcluirAbraços!
Adorei o seu passo-a-passo. Eu e meu marido, nunca haviamos nos aventurado em fazermos sushi, e com as suas dicas fizemos e modestia a parte ficou muito bom! A única coisa que me deixou a desejar foi o tempero do arroz, porque ao invés de usar o seu molho, resolvi comprar um desses temperos prontos, e o mesmo era muito ácido! Mas mesmo assim valeu a pena!
ResponderExcluirNão posso deixar de comentar... há mais ou menos um ano atrás procurava uma receita de sushi pela internet, entre várias encontrei essa aqui do blog, A MELHOR diga-se de passagem. Não tem erro, deu super certo e desde então tenho feito para recepcionar amigos, em grandes grupos ou pra mim e minha esposa. Sucesso total. Muito obrigado. Um grande abraço, Cássio.
ResponderExcluirHallo!!
ResponderExcluiradorei seu blog, tambem moro na Alemanha!!!
Uma duvida, essa folha pra fazer sushi (algas) eu comprei ela e eh dura, parece folha seca. Isso eh normal ou sera que eh velha????
Parabens pelo blog, sempre irei ler.
Juiana
Puxa! Mto obrigada por todos os comentários tão queridos! Esse post é mesmo o q receba mais visitas aqui no blog :)
ResponderExcluirSobre a dúvida da Ju...
São duas algas diferentes: o Kumbu, que é meio mofado e bem duro, que se usa no tempero. O Nori é fininho e bem sequinho, quebradiço até. Quanto mais seco, melhor, já que qualquer umidade, mesmo o toque das mãos, faz a alga enrugar. Então acredito que vc tenha a alga certa! Assim que espalhar o arroz sobre ela, vai ficar com mais elasticidade!
Boa sorte e, mais uma vez, muito obrigada pelos comentários tão legais!!!!
Vou tentar,mais já sei...sucesso total,obrigada bjo Erika
ResponderExcluirVou tentar...mais já sei,sucesso total meu sushi,obrigada pelas dicas.bjos
ResponderExcluirEsta aprovado!!! Vale a pena fazer
ResponderExcluirBjos
Nana
Eu sou um novo adepto a culinária oriental, foi minha segunda pesquisa na rede. Meus parabéns
ResponderExcluirLegal, boa receita, tem um site que tem curso em video aula que é o wwww.comofazersushi.com.br
ResponderExcluirParabéns.
ual! Parabens, as fotografias deixaram tudo mais interessante =D rss
ResponderExcluirBjos Fafá
Me aventurei a fazer e ficou excelente, e não usei Kumbu e fiz com Arroz comum, apenas antes do preparo deixei o arroz uns 30 minutos de molho para fiz maos mole assim como o Arroz japones. E ficou perfeito!
ResponderExcluirPosso fazer sem o saquê?
ResponderExcluir