Foi-se o
tempo em que os trens da Alemanha moviam-se com a precisão de um relógio suíço.
Atrasos são mais comuns do que se imagina e, com eles, uma série de
transtornos. No entanto, é possível reclamar da situação e ainda reaver parte
do valor pago pelo bilhete em caso de inconveniência. Claro que existe uma
burocracia, mas não é nada tão complicado e vale a pena seguir adiante com a
queixa. Falo isso porque recebi hoje, em casa, três “vales” da DB por conta dos
atrasos. Não foi muito, mas chegou perto dos 30 Euros de devolução.
Funciona
mais ou menos assim. Qualquer atraso superior a uma hora é passível de
reclamação e o percentual que se recebe de volta varia conforme o tempo e o transtorno
causado: se a pessoa perdeu conexões, se voltou no meio do caminho pra casa por
conta do problema, ou se simplesmente teve que ficar esperando pelo próximo
trem para chegar ao destino. O que vale é saber se entre a hora prevista para a
chegada e a chegada real passaram mais de 60 minutos: assim, são 25% de
retorno. Se mais de 120 minutos, 50% do valor pago. Simples assim.
Burocracia: Formulário deve informar os detalhes da viagem e os problemas
Para reclamar
basta preencher um formulário (Fahrgastrechte-Formular) que pode ser baixado do
site da DB, explicando o que ocorreu. Depois, imprima o formulário, assine e
envie pelo correio para: Servicecenter Fahrgastrechte, 60647 Frankfurt am Main,
com uma cópia do seu bilhete de passagem. Eu enviei três reclamações juntas e
recebi um percentual de retorno de todas elas. O prazo para a reclamação é de
seis meses após a data da viagem, mas quanto antes enviar, mais fácil fica
lembrar dos detalhes da viagem.
Achei péssimo os trens da DBahn. Levamos 15 horas para ir de Munique à Berlim e outras 13hs de Berlim à Frankfurt. Ninguém dá informações e não aceitam reclamações. Os trens atrasam, as conexões não são calculadas com atrasos e é voce quem fica esperando. Os banheiros são fedidos e o cheiro passa para o trem. Não comprem os LAND cross country porque é FURADA!!
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