domingo, 28 de março de 2010
Pastel caseiro com gostinho de feira
Quem mora fora do Brasil sabe que uma das maiores saudades é de pastel. Sinceramente, quando morava por lá, era uma coisa que raramente comia... mas longe de casa, pastel parece ter um gosto de nostalgia. Então, já tinha feito várias tentativas frustradas e até uma acertada, como a massinha do chinês. Mas dessa vez, cheguei a sentir orgulho...
Bom, a receita que tomei por base é do site Culinária & Receitas, mas a que segue abaixo é a minha adaptação simplificada e que funciona bem pacas!
Ingredientes:
3 colheres de sopa óleo
2 colheres de sopa cachaça
1 colher chá de sal
1 ovo
3 xícaras de trigo (eu uso uma xícara pequena pra isso)
½ xícara de água morna
Preparo
Coloque todos os ingredientes, exceto a água, em uma bacia e vá trabalhando com a mão. Vai virar uma “farofa”. Então, acrescente a água aos poucos até que a massa fique bem homogênea e desgrude da bacia. Trabalhe bem com as mãos. Para fazer os pasteis, separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de tênis de mesa, polvilhe uma superfície lisa com trigo, e estique bem, ate atingir cerca de 20 cm de diâmetro. Vai ficar bem fininha e mais úmida e frágil que as massas que se compra no Brasil. Por isso, não coloque uma sobre a outra. Coloque, então o recheio de sua preferência, feche com um garfo e frite em óleo quente. Tenha bastante cuidado ao manusear o pastel já recheado, já que a massa é bastante delicada e pode rasgar facilmente. Outra dica: faça o recheio bem seco para não danificar a massa e vá fritando na medida que fecha os pastéis. Ficou ótimo! Rende entre 9 e 10 pasteis grandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário