de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Roubos, perdas e furtos na Alemanha: o que fazer


A Alemanha é um país relativamente seguro, mas isso não significa que se possa baixar a guarda. Os assaltos a mão armada são raros, mas Berlim já registra crimes dessa natureza no metro. O mais comum, no entanto, são furtos: os famosos batedores de carteira ou aquela bolsa deixada fora da vista por 30 segundos e que se vai.

Tive uma experiência bem chata este ano. Coloquei a carteira no bolso da jaqueta – coisa que não se deve fazer!!! – e até agora não sei se perdi ou se foi sorrateiramente subtraída do meu bolso. Foram poucos minutos entre eu entrar em um supermercado – e usar uma moeda para pegar um carrinho, como contei aqui – e me dar conta que estava sem ela. Perguntei para todo mundo do mercado se alguém tinha visto, incluindo funcionários e clientes, e nada. Sumiu como um raio.

Nessas horas o negócio é não perder tempo com lamentos e partir para a ação. A primeira coisa a fazer é telefonar para o banco e bloquear os cartões. Para isso, fica uma dica que vale para viagens e até para o dia-a-dia. Mande um e-mail para si mesmo com os telefones de contato dos bancos para bloqueio dos cartões. Tenha em casa os dados como número da conta, número do cartão e afins para facilitar o contato.

Depois de bloquear as contas é preciso ir até uma estação da polícia fazer um boletim de ocorrência: Anzeige. Minha experiência na delegacia do bairro Moabit foi bastante positiva. Fui atendida na hora por uma policial muito bem treinada e simpática. Ela anotou todos as informações possíveis sobre os documentos roubados e me passou um comprovante de que eu estive lá. Não se trata de uma cópia do BO como ocorre no Brasil, mas sim um código pelo qual se pode pedir informações sobre o registro. Além do BO a polícia faz um segundo bloqueio do cartão, que passa a emitir um alerta no sistema caso alguém tente usar.

Com esse documento da Polícia em mãos é possível pedir um novo cartão do banco. Algumas semanas depois recebi em casa uma carta da polícia dando satisfações da investigação do meu caso e dizendo que, infelizmente, nada foi encontrado.

Uma coisa que serviu de consolo durante a ida a delegacia foi a conversa com a policial. Ela disse que, embora seja necessário bloquear os cartões imediatamente, dificilmente os ladrões estão interessados nele. O que querem é mesmo dinheiro em espécie e assim que limpam a carteira, jogam tudo fora.

Vale ainda, depois de uns dois ou três dias, dar uma espiada nos sites de achados e perdidos da cidade. Muita coisa pode ser consultada on-line. Em Berlim, procure no site da empresa de transportes e nos achados e perdidos da cidade. Mas ir até os postos pode dar uma certeza maior de identificar o objeto perdido.

Para os brasileiros que tiveram seu passaporte roubado/extraviado, a Embaixada disponibiliza um documento de autorização de viagem com o qual é possível retornar ao Brasil. 

3 comentários:

Fabiano disse...

Que roubada (com trocadilho; ou seria furtada?)! Olho vivo, alemoa!

Giana Teloeken disse...

Olá! Tu fizeste o mestrado da DW na Alemanha? Tiveste mais oportunidades profissionais com ele? Att.

Unknown disse...

Ola.Ivana. tenho interesse em trabalhar na Alemanha. Não possuo qualificação e aceito os chamados subempregos. Sou brasileiro mas possuo cidadania espanhola. Você acha que consigo um trabalho aí? Você teve muita dificuldade com o idioma?

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel