de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Receita de Natal: Feuerzangenbowle é o vinho quente mais sofisticado que esquenta o Weihnachtsmarkt alemão


Feuerzangenbowle nada mais é do que uma versão mais condimentada do Glüwein, acrescida de rum. O mais delicioso dessa bebida é o espetáculo. Para fazê-la, coloca-se um torrão de açúcar em um suporte, molha-se de rum com alto teor alcólico e ateia-se fogo. O fogo derrete o açúcar e as linguas flamejantes caem no vinho e se misturam a bebida já condimentada.

Nos mercados de Natal da Alemanha, a receita é feita em grande quantidade. Mas da pra comprar uma caneca com o suporte para porções individuais. Na falta dela, improvise com um garfo. É só equilibrar o garfo na borda da caneca, colocar um cubo de açúcar sobre ele e incendiar com a ajuda do conhaque. Fica delicioso!

Feuerzangenbowle:

Ingredientes:

1 litro de vinho tinto seco
50 ml de rum (acima de 50% de álcool – Na Alemanha usa-se tradicionalmente um rum – austríaco ehehhe - com 80% de álcool chamado Stroh)
2 paus de canela de 10 centímetros
3 cravos da índia
2 rodelas de limão
2 rodelas de laranja
1/4 de maçã com casca
3 unidades de anis estrelado
1 punhado de amêndoas em lascas
1/4 de folha de louro pequena
torre de açúcar ou 10 cubinhos de açúcar

Preparo:

Coloque o vinho em uma panela. Junte todos os temperos – menos o açúcar e o rum - em uma trouxa de gaze ou pano fininho para que não se dispersem no vinho. Coloque a trouxa de temperos no vinho e leve ao fogo até ficar bem quente (não pode ferver!). Desligue o fogo e deixe descansar por cerca de uma hora para pegar bem o sabor. Aqueça novamente e, quando estiver bem aquecido, coloque o açúcar sobre uma superfície metálica com orifícios (vale até um escorredor de macarrão, na falta de algo próprio!) e despeje o rum sobre o açúcar, até que fique bem encharcado. Cuidadosamente, coloque fogo no açúcar umedecido de rum e espere que derreta antes de servir.

Não deixe de ver também as receitas do Glüwein e do Eierpunch.





Nenhum comentário:

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel