de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sabores de Portugal: receita fácil de Pastel de Nata


(A foto ai de cima não é minha: é da Wiki. Mas os meus ficaram iguais... e tão bons que nem deu tempo de fazer a foto...)


Eu já devo ter falado por aqui que gosto muito de Portugal. Se não falei, fica agora o meu registro oficial. O país é alegre, ensolarado, com pessoas felizes. Me sinto em casa por lá. Por conta da família, vamos muito para lá e hoje posso dizer sem medo, que conhecemos mais de Portugal do que muitos dos portugueses.

Mas esse não é um post pra falar do país em si. É pra falar um pouco de um dos ícones da culinária local: os famosos pastéis de nata. Para quem caiu de paraquedas aqui, uma informação útil: pastel de nata não tem nada a ver com pastel brasileiro, aqueles de feira. Eles se parecem mais com empadinhas doces, eu diria. Vale dizer ainda aos desavisados, que os ovos são os ingredientes principais da culinária doce portuguesa. Na verdade, as gemas.

Portugal é um país de fé católica muito forte, o que se refletia, nos tempos antigos (e talvez ainda hoje, embora não possa afirmar isso com precisão) em uma demanda grande de claras de ovo para preparar as hóstias. Os claustros religiosos eram responsáveis pelo preparo delas e, para aproveitar as centenas de gemas que ficavam para traz, criaram receitas que acabaram por virar tradição: os doces conventuais.

Nessa lista de doces estão desde os ovos moles de Aveiro aos tradicionais Pastéis de Belém – ao lado do belíssimo Mosteiro dos Jerônimos –, saborosos e inimitáveis. Mas mesmo os “menos abençoados” podem se arriscar em uma receita dos conventos: algumas são simples de preparar. Um exemplo disso são os pastéis de nata. Fiz alguns outro dia, com uma receita que ganhei de uma cozinheira de mão cheia em Portugal, e ficaram muito bons. Sem falsa modéstia: mesmo meus amigos portugueses – que são quem melhor pode julgar isso!!! – testaram e aprovaram! Então, confere ai:

Pastéis de Nata

Massa:

1 rolo de massa folhada (Blätterteig, vendida em quase todos os mercados)

Recheio

500 ml de leite
120 gr de açúcar
6 gemas
1 colher bem cheia de trigo
1 colher cheia de margarina ou manteiga
1 caixinha de creme de leite (na Alemanha, Schlagesahne)

Preparo:

Dissolva o trigo em um pouco de leite até desmanchar bem. Misture com o restante do leite e, em uma panela, adicione a manteiga e o açúcar. Leve ao fogo médio e mexa sempre para não grudar e não criar pelotas. Em um recipiente separado, misture as gemas e o creme de leite até que fiquem uniformes. Não precisa bater, apenas misturar levemente. Caso esteja usando o Schlagesahne, que é mais líquido que o creme de leite do Brasil ou mesmo a s natas portuguesas, coloque apenas ¾ da caixinha para não deixar muito mole. Adicione essa mistura ao leite já quente e continue mexendo sem parar até que o creme comece a ferver. Reserve o creme.

Corte a massa folhada em quadradinhos. No caso dos rolos que vendem na Alemanha, consegui fazer 18 unidades. Os pedaços ficam retangulares, mas depois é só ajeitar. Unte a forma para assar os pastéis com óleo ou margarina. Eu uso uma forma de fazer muffins, com seis lugares, mas pode ser também forma de empadinha ou, se preferir, usar a massa inteira em uma forma de torta. Modele a massa dentro da forma para que ocupe bem as laterais todas. Pode cortar os excessos de um lado e acrescentar onde estiver faltando desde que pressione bem para que fiquem bem colados. Mesmo que a massa crua fique com um aspecto ´feinho´ na forma, depois de assada tudo fica bom!

Pré-aqueça o forno a 180 graus, se possível com calor em cima e em baixo. Coloque, então, o creme dentro das forminhas forradas de massa. Não encha demais. Deixe cerca de 1cm até a borda da massa, já que o creme vai expandir e ferver durante o cozimento. Leve ao forno quente por cerca de 15 minutos ou até que o creme fique com aquelas marcas douradas no topo, típicas dos pastéis de nata.

Pode-se servir ainda quente ou mesmo frio, com potinhos de polvilhar com canela e açúcar de confeiteiro, como manda a tradição das boas pastelarias portuguesas!

Essa fotinho - minha e do Joatan - é na entrada da loja dos "Pastéis de Belém", único lugar do mundo onde podem ser vendidos os doces com essa denominação. Todos os outros são pastéis de natas.

5 comentários:

bibi move disse...

Eita que o joatan tá com cara de feliz e bem alimentado nessa foto!!

* Mel * disse...

QUE DELICIA!!

Mas Ivana, o que fazer com 6 claras?

Fiquei morrendo de vontade agora.

Ivana disse...

Mel...
Que tal essa?

OVOS NEVADOS
Ingredientes:

* 6 claras
* 12 colheres de sopa de açúcar
* 1 litro de leite

Modo de fazer:
Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar aos poucos até ficar um merengue bem firme. Ferva o leite e cozinhe bocados de claras, deitadas as colheradas no leite. Retire com uma escumadeira e reserve.

ou ainda

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=462

:)

@bibi... Sim... feliz da vida!

Fabiano disse...

Ivana, as claras também eram usadas para engomar os hábitos de padres e freiras (imagina o cheirinho que ficava...). Ah, e os doces virados em quilos de gema são chamados de "conveniais" (ou "conventuais") exatamente por serem feitos em conventos. Besos!

Aline Cabral Vaz disse...

Que legal teu blog! Acho que tinhas passado antes da viagem, mas perdi o link. Estive com o meu gajo aí nessa maravilha, que saudade!!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel