de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cozinha brasileira: Receita fácil de pão de queijo com ingredientes da Alemanha


Essa receitinha eu encontrei, originalmente, na comunidade “Cozinhar na Alemanha”, do Orkut. A foto é do instagram do maridão, espia o capricho das receitas que ele faz!! Essa receita fica perfeita, mesmo feita por quem não sabe cozinhar – já adaptada às quantidades e produtos que se encontra aqui na Alemanha – e não tem como errar. Como por aqui o ambiente é bastante multicultural – especialmente para mim, que faço mestrado em inglês e tenho amigos do mundo todo – servir pão-de-queijo sempre agrada. Essa unanimidade é coisa bem rara: tem sempre quem não come porco, outro não gosta de salada, um tem aversão à cebola ou mesmo bastante vegetarianos. Então, pão de queijo é tipicamente brasileiro e rouba a cena. Como muitos amigos internacionais curtiram o pão de queijo, acabei escrevendo a receita em inglês também

Ingredientes:

400 gramas de Tapioka Mehl ou Tapiokastärke (Vende o pacote com esta medida exatamente nos mercados asiáticos, é o nosso polvilho doce)
200 gramas de queijo ralado (Aqueles pacotinhos prontos facilitam a vida. Eu gosto de usar gouda ou emental - ou misturar os dois. Se quiser adicionar ainda parmesão, granapadano ou pecorino, fica ótimo, mas sai um pouco mais caro)
2 ovos
1 colher de sopa de sal
75 ml de leite
75 ml de água
75 ml de óleo (eu gosto de usar azeite de oliva, pra dar uma temperada, mas pode ser qualquer um)

Preparo:

Em uma panela ferva o leite, a água e óleo. Em outro recipiente, coloque o a Tapioka Mehl e o sal. Acrescente a mistura bem quente sobre o polvilho e mexa com uma colher. Espere esfriar até poder manusear a massa e, então, vá acrescentando um ovo de cada vez, trabalhando a massa com as mãos. Quando obtiver uma massa uniforme, acrescente o queijo ralado e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte as mãos com óleo ou manteiga e faça as bolinhas com três a cinco centímetros de diâmetro. Coloque-as na forma untada com óleo ou “Backpapier”, separadas por uma distância de um a dois centímetros, já que vão crescer enquanto assam. Leve ao forno por 10 a 15 minutos – ou pelo tempo necessário para que fiquem dourados.

Ps.: Se quiser, pode fazer as bolinhas e congelar. Ainda é possível assar os pães por apenas 10 minutos, tirar do forno e congelar pré-assado.

Bom apetite!!!

10 comentários:

Mirna Oliveira disse...

SIM! Pão de Queijo! Sinto falta de comprar quentinho na padaria. Mas você, danada como sempre, arrumou um jeito de matarmos a saudade.

Tô adorando que tá postando mais frequentemente no blog!

Beijo.

Vivian disse...

Que delicia, vou tentar fazer hoje! Tenho feito suas receitas, estao ficando uma delicia! Obrigada pela dicas! Continue postando receitas maravilhosas!

vivian disse...

Ola! o meu pao de queijo nao deu certo menina... eu nunca tinha feito, foi a primeira vez. fiz igualzinho vc fez, mas a massa ficou quebradica. como nao sabia como ela deveria ficar enrolei assim mesmo, mas a massa nao cresceu, ficou dura... e minha mae costuma fazer essas coisas, ela disse que tinha que sovar bem a massa. Vc tem alguma dica pra mim, pra dar certo da proxima vez? Obrigada.

Anônimo disse...

Ja fiz essa receita. A tapioca daqui tem um gosto que a nossa nao tem. Apesar disso nao fiou de todo ruim. Para ficar macio é preciso sovar bem. Eu uso o queijo Gouda mittel Alt por que acho que o gosto fica melhor. Cuidado com o forno, no meu à 180 gasto cerca de 25 minutos ou menos, ou do contrario os paezinhos queimam. Mas eu queria mesmo era encontrar o povilho brasileiro aqui.

Clarissadb disse...

http://www.amazon.de/K%C3%A4sebrot-P%C3%A3o-Queijo-Yoki-250gr/dp/B00563VAD2/ref=sr_1_cc_1?s=aps&ie=UTF8&qid=1398780200&sr=1-1-catcorr&keywords=yoki


fica a dica

Unknown disse...

Estou na Alemanha há 5 meses e já fiz pão de queijo para várias pessoas provarem. Uso uma receita bem diferente, mas bem simples:

250g de farinha de tapioca
400g de cream cheese
50g de parmesão
1 colher de café de sal

A receita dá super certo!

Mari pav disse...

Olá pessoal,

Receita aprovadissima!

Sou Goiana, portanto como pao-de-queijo desde que nasci, rs...nunca provei uma receita tão boa aqui na Alemanha quanto essa...Ivana, tenho um blog e gostaria de compartilhar essa maravilha por lá, mencionando seu interessante blog, claro...May I?

Obridanke!

Lg aus Allgau,
Mari
(sweet-oldfashioned-girl.blogspot.de)

Ivana disse...

Mari! Um elogio vindo de uma mineira vale por dois! E... tudo o que é bom pode ser dividido! :)

Vivian... talvez vc possa usar um pouco mais de óleo. :)

Obrigada pelo carinho, meninas!!!!!!!!

Mari pav disse...

Feito Ivana, muito obrigada! Otimo fds :-)

Le disse...

Primeira vez que fiz pão de queijo 🧀 usei sua receita ficaram perfeitos e deliciosos . Vivo na Noruega estava com saudades de comer um pão de queijo quente . Valeu pela a receita .😗Obg . Vou testa sua receita de feijoada 😉!!!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel