de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Esfihas, curso de italiano e concentração

Achei que depois do fim do projeto o tempo seria mais abundante, mas errei feio. Se antes eu passava horas intermináveis em relatórios e discussões, o problema agora é conseguir me manter focada. É como se todas as energias tivessem ido pro buraco e minha mente se recusa a qualquer tipo de esforço intelectual... Pra tentar criar rotina, resolvi retomar meus cursos on-line de alemão e italiano: a idéia é que sirvam de aquecimento matinal para a tese. Vamos ver se funciona...

Enquanto isso, mais uma receitinha testada e aprovada que andei fazendo aqui em casa: esfihas abertas, aquelas pequeninhas, como servem no Habib’s... Ficaram deliciosas. A receita original é do Tudo Gostoso. Como sempre, alguns comentários pra quem vai encarar a receita aqui na Alemanha. Confere ai:



Esfiha aberta
(Receita para 20 a 23 unidades)

Ingredientes:

1 tablete de fermento para pão (eu uso o de 30 gramas, fresco, q vende no Lidl a 9 centavos na estante dos patês e frios)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Fubá pra esticar (Maismehl ou polenta – vende nas lojas asiáticas ou no Edeka. O mais grossinho é o ideal)

Massa:

Misture o açúcar com a água morna e coloque, esmigalhado, o fermento biológico para “acordar”. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Em uma bacia plástica, coloque o trigo, o óleo, o sal e acrescente a água com o fermento e o açúcar. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture com as mãos até obter uma massa lisa que não gruda nas mãos e nem na bacia. Talvez precise de um pouco mais de trigo ou água morna pra chegar ao ponto. Deixe, então, a massa crescer em lugar quente por mais 30 a 40 minutos (até dobrar de tamanho). Então, com as mãos, faça uma bolinha pouco maior que uma de pingue-pingue e, em uma superfície coberta com fubá, molde a massa no formato das esfihas (com uns 6 centímetros de diâmetro, com a borda mais altinha). Coloque o recheio nas “forminhas” e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar as bordas.

Recheio:

Carne: Fiz esfihas de carne moída e de queijo. Para as de carne, faça um refogado de carne moída com cebola e temperos da sua preferência. Uma dica é usar hortelã pra temperar a carne, no lugar da cebolinha verde. Como eu não tinha hortelã fresca, usei a que estava em um saquinho de chá de Pfeferminze... Ficou igual e saboroso.

Queijo: Usei uma mistura de Körniger Frischkäse e Frischkäse tradicional, temperado com sal, Limete (aquele da garrafinha de plástico verde escuro em forma de limão), sal, cebolinha e salsinha fresca. Coloque uma colherinha de café de fermento de bolo na mistura pra dar uma crescidinha na hora de assar. Fica saboroso e as esfihas ficam lindas!

5 comentários:

Rebecca disse...

Nao está crescendo, nao, a massa... lugar quente aqui no inverno tah dificil... hahaha

Rebecca disse...

Entao... fiz como na receita, mas nao cresceram e ficaram duras :( Acho que nao farei pro natal buáááááá

Rebecca disse...

Levei 1 dia antes do natal pors meus sogros provarem (apesar de durinhas) e eles disseram que nao conhecem como elas deveriam ser e que estavam uma delicia anyway. Heheh fiz e nao sobrou nenhuma pra contar a historia!
detalhe 1: Acho que, devido a eu já ter desencanado das expectativas, as benditas resolveram cresceeeeer e ficaram bem mais fofinhas!
Bjo!

Ivana disse...

Eu vou fazer esfihas amanhã! :) Ai te conto o que aconteceu aqui... Fiz no Brasil e ficaram meio duras tb por conta do forno: era a gás e só esquentava embaixo. Eu faço aqui no forno elétrico (esses pequeninhos mesmo), mas com aquecimento em cima e embaixo. Vou seguir essa receita - de novo, bem a risca - pra ver se precisa de alguma alteração! Mas de qquer forma, ainda bem q comeram todas!! :)

Rebecca disse...

Sabe o que pensei que pode ter sido? O Maismehl. Porque só ficaram durinhas por fora... próxima vez misturarei farinha de trigo com o Maismehl na hora de enrolar, pra ver no que dá!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel