de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 1 de maio de 2011

A febre do feno: alergia à primavera alemã!

Estou doente faz três semanas: começou com uma dor-de-garganta que nunca passou, virou tosse e por fim, crises de asma. Acabei no hospital por conta da trilogia dos sintomas e, entre soro e injeções, descobri que estou mais alemã do que nunca! Eheheh Sim... Na primavera passada uma irritação alérgica deu as caras, mas este ano estou oficialmente com Heuschnupfen (a febre do feno), ou seja, alergia à Primavera. Logo à Primavera, minha favorita desde que cheguei a cinzolândia...


Mas este ano, ela está perdoada: mal deu as caras por aqui. O ano pulou essa parte e deixou todo mundo desprevenido: dos termômetros negativos saltamos, em dois dias ou três, para o calor acima dos 20, temperatura típica do verão. As flores apareceram em profusão e, junto com o contemplar dos botões desabrochando vieram minhas sequências infinitas de espirro e caixas de lenço. O pólen é o vilão da temporada: um em cada cinco alemães adultos padece de alguma forma de alergia nessa época do ano, de acordo com essa reportagem aqui. Já esse site diz que um terço da população tem algum tipo de sintoma. Não estou só nos meus queixumes.

Mais do que isso, ficar doente até trouxe surpresas (e coceiras, mesmo indo apenas ao mercado uma ou duas vezes na semana). Os organizadíssimos alemães não podiam deixar essa moléstia fora do “manual”. Sim, Heuschnupfen ist in ordnung! (Piadinha interna, pra quem mora aqui na batatolândia). E claro, foram além de descrever os sintomas e sugerir prevenções: fizeram uma espécie de medidor de pólen, que pode ser consultado pelos espirradores antes de sair de casa. Confesso... freak total pro meu bom senso! Mas confere ai o tal do site: é só digitar a cidade ou o CEP (que aqui se chama PLZ e o da minha área é 28359) para saber qual o índice de pólen do ar e quais são as árvores, flores, temperos e afins responsáveis por deixar os carros e vidros amarelos naquele instante.

Também está disponível pra download uma tabela dos meses críticos e os tipos de pólen ou mesmo uma outra para fazer o acompanhamento diário dos espirros e afins para ajudar o médico a identificar as alergias mais severas. Pois é... ao alemães estão mesmo preparados! Além disso, adotei outras precauções: só saio com o cabelo coberto (pra evitar trazer pólen pra casa e depositar no travesseiro), depois de uma faxina digna de UTI, janelas fechadas e spray para umidificar o ambiente.

De tudo isso, o que mais incomoda é o paradoxo. Depois de seis meses de cinza e frio, sem um único resfriado mais forte, não vou poder fazer as fotos de mil flores que eu tanto amo... e vou passar os dias quentes e ensolarados trancafiada em casa na torcida para que chova!

Pra ilustrar esse post, o Cordel do Fogo Encantando pedindo chuva... Vai que funciona mesmo! :)

Um comentário:

Mikelli disse...

é super normal nessa epoca..aqui em Munique parece que tem ate mais casos do que em outros lugares. pelo menos ate agora me livrei dessa. bjs!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel