de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

sábado, 14 de maio de 2011

Marzipã: Niedereger e Lübeck, para o mundo ficar mais feliz!


Eu já tinha provado Marzipã antes de vir pra Alemanha e não era algo muito presente no meu imaginário ou no catálogo das boas lembranças. Mas ai, quando se chega aqui, não demora muito pra descobrir que há muito mais do que batata nos supermercados... e todos eles tem uma seção dedicada a essa iguaria feita de amêndoas. Da pra saber mais sobre a história desse doce aqui. A foto ai de cima veio daqui.

Marzipã é, em essência, uma pasta de amêndoas moídas e cozidas com açúcar, até o ponto de brigadeiro. Tem origem árabe, mas é produzida em vários países europeus, como Itália, Portugal, Grécia e, claro, Alemanha. E é por aqui que são produzidos os mais famosos marzipãs do mundo, entre eles, a marca que acabou se tornando a minha favorita: Niederegger. Afirmo com toda a certeza: você não pode dizer que conhece marzipã até ter provado um dessa marca!

Minha mãe na frente da loja da Niederegger:


A fábrica da Niederegger fica em Lübeck, uma cidade linda e charmosa no Norte da Alemanha. A mais bonita do Norte, na minha opinião: cidade onde moraram os prêmio Nobel Thomas Mann e Gunter Grass. Cidade de igrejas luteranas em estilo gótico decoradas com anjos em forma de caveira, relógios zodiacais e, ainda, alguns resquícios da destruição da 2ª Guerra Mundial. Uma cidade que merece a visita, começando pela fábrica da Niederegger.

Marido e minha sogrinha na casa onde viveu o Thomas Mann:


Na sede da Niederegger, o primeiro andar é tomado por uma loja que vende marzipã em todos os formatos imagináveis. Desde os tradicionais porquinhos – que os alemães presenteiam aos amigos no ano novo como símbolo de boa sorte, o Glückschwein – às replicas dos monumentos da cidade, além de barrinhas, caixas de diversos sabores e afins. Mas quer uma dica: não comece a visita pela loja. Vá direto ao terceiro piso, onde está instalado o museu do Marzipã, com entrada gratuita. Por lá, estão estátuas de tamanho natural feitas da massa e um vídeo conta a história do fabrico dessa iguaria. Com sorte, uma funcionária da loja estará mostrando como é feita a modelagem e vai oferece um pedacinho para provar.

No segundo andar, um café requintado está instalado. Doces, tortas e toda a sorte de iguarias feitas com marzipã estão no cardápio. Mas vale a pena reservar espaço para os originais: agora, já conhecendo o fabrico, é possível reconhecer os modelos e tipos pela loja, o que torna as compras ainda mais interessantes. Se for no verão, não deixe de provar o sorvete de marzipã: tem fila no quiosque, acessado pelo lado de fora da loja, para quem quer provar essa iguaria. É simplesmente P E R F E I T O! Se for inverno, compre um Berliner de marzipã (um sonho, como é chamado o doce no Brasil), mas programe-se pra voltar no verão!

Ai estão algumas fotos do museu do marzipã:




E saia da loja com os bolsos cheios dos sticks de marzipã de vários sabores: barrinhas práticas e deliciosas pra comer enquanto passeia pelas ruas de Lübeck. A cidade se auto declarou a capital alemã do marzipã. Considerando que os alemães fazem os melhores marzipãs do mundo e a Niedereger faz o melhor marzipã da Alemanha, é fácil concluir que se trata do melhor marzipã do mundo! Se for lá, traz um pra mim: o tradicional, vermelho, coberto com chocolate meio amargo é o meu favorito e está na lista dos pequenos prazeres da vida...

Eu e o maridão em uma de nossas muitas idas a Lübeck!


E ficam aqui algumas fotos de Lübeck, pra espiar o quão fofa é a cidade!
Lübeck tem um mix arquitetônico bem interessante, mas se destaca pelas construções em Backstein (pedra cozida... ou simplesmente, tijolo!), com fachadas criativas e repletas de elementos decorativos criados com a organização das peças. Bem interessante mesmo!















7 comentários:

Caroline Scarpetti disse...

Eu näo desgosto mas tb näo é o preferido .. por azar minha pascoa for repleta de Marzipa... aff!!

Chocolate que é bom ... poucos!

Bjo no coracao!

Daniella Link disse...

Eu nunca fui fã de Marzipã, mas de tanto que falou bem dele vou dar mais uma chance..rs..

Mikelli disse...

Lübeck é linda...pena que só passamos uma tarde por la. Qto ao marzipan...nao sou muito chegada a doces tao doces assim, mas de vez em quando da uma vontade louca de comer! =) bjs!

neusa A-Cortez disse...

Oi Ivana, tudo bem? Achei lindíssimas as imagens de Lübeck. Fiquei com vontade de ir para lá!
Abraco grande e tudo de bom!

Bruna disse...

Nossa que foto linda da igreja com o céu pesado!

Bem, eu ainda não conheço Lübeck, apesar de ser aqui ao lado. Só conheço o aeroporto (Ryanair rs). Está na minha lista de próxima viagem local.

Todo mundo diz que é lindíssima e lá tem Marzipan pra 'dá co pé'.

Eu não sou fã de marzipan, acho que o primeiro que comi na minha vida era ruim e essa foi a impressão que ficou.

No momento, só como marzipan de decoração de bolo. Acho muito doce!

Essa marca é bem pop mesmo né? Ótima pra presentear ;-)

Beijinhos!!

MEUS DIAS DE CHUVA disse...

Cidade belíssima, as fotos são fantásticas, e o marzipã agora parece muito mais delicioso depois da sua descrição...
Mas confesso que a foto que mais me chamou atenção, me fez parar e pensar, e ficar MUITO FELIZ foi a da sua mami, podendo viver e curtir tudo isso, e o seu sorrisão ao lado do maridão!!! Adoro vcs e vê-las felizes me faz bem!!!!
Bjs e um lindo final de semana!!!
Lucinéia

Bruna Jacques disse...

Oi Ivana! Tudo bom? Sou a mae do Fabio Daniel L. Jacques,meu nome e Margarete,te conheci em Joinville,lembras de mim? Pois a Bruna, minha filha mora aqui em Hamburg e eu estava procurando informacoes sobre Lubeck e meus olhos pararam casualmente no teu post,adorei tudo,as dicas,as fotos e,principalmente ,a coincidencia! Se quiseres entrar em contato com a Bruna procura pelo facebook Brunajacques!ela esta trabalhando numa empresa de software. Abracos!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel