de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Trem na Alemanha: em caso de atraso, DB devolve parte do dinheiro da passagem


Foi-se o tempo em que os trens da Alemanha moviam-se com a precisão de um relógio suíço. Atrasos são mais comuns do que se imagina e, com eles, uma série de transtornos. No entanto, é possível reclamar da situação e ainda reaver parte do valor pago pelo bilhete em caso de inconveniência. Claro que existe uma burocracia, mas não é nada tão complicado e vale a pena seguir adiante com a queixa. Falo isso porque recebi hoje, em casa, três “vales” da DB por conta dos atrasos. Não foi muito, mas chegou perto dos 30 Euros de devolução.

Funciona mais ou menos assim. Qualquer atraso superior a uma hora é passível de reclamação e o percentual que se recebe de volta varia conforme o tempo e o transtorno causado: se a pessoa perdeu conexões, se voltou no meio do caminho pra casa por conta do problema, ou se simplesmente teve que ficar esperando pelo próximo trem para chegar ao destino. O que vale é saber se entre a hora prevista para a chegada e a chegada real passaram mais de 60 minutos: assim, são 25% de retorno. Se mais de 120 minutos, 50% do valor pago. Simples assim.

Burocracia: Formulário deve informar os detalhes da viagem e os problemas

Para reclamar basta preencher um formulário (Fahrgastrechte-Formular) que pode ser baixado do site da DB, explicando o que ocorreu. Depois, imprima o formulário, assine e envie pelo correio para: Servicecenter Fahrgastrechte, 60647 Frankfurt am Main, com uma cópia do seu bilhete de passagem. Eu enviei três reclamações juntas e recebi um percentual de retorno de todas elas. O prazo para a reclamação é de seis meses após a data da viagem, mas quanto antes enviar, mais fácil fica lembrar dos detalhes da viagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei péssimo os trens da DBahn. Levamos 15 horas para ir de Munique à Berlim e outras 13hs de Berlim à Frankfurt. Ninguém dá informações e não aceitam reclamações. Os trens atrasam, as conexões não são calculadas com atrasos e é voce quem fica esperando. Os banheiros são fedidos e o cheiro passa para o trem. Não comprem os LAND cross country porque é FURADA!!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel