de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

terça-feira, 2 de março de 2010

Abril chegou mais cedo... ao menos o “Aprils Wetter”


Existe uma expressão que aprendi aqui em Bremen que é “Aprils Wetter”, ou seja algo como “clima de abril”. Ela é na verdade um xingamento bem mal humorado que se escuta pela cidade no dito período do ano. Ou antes, penso, como no dia de hoje.

Já explico melhor: a primavera na Alemanha é linda. Linda demais. Não sei se ela se torna mais linda porque chega depois de meses de inverno glacial e escuridão ou se ela é realmente diferente do Brasil. Moro perto do Jardim Botânico da cidade e, já na entrada do parque, dá para sentir o cheiro das milhares de flores que desabrocham nas mesmas semanas do ano... Ai... memórias para a vida toda.

Mas o caso é que com a primavera vem junto um tempo louco. Aquela coisa de quatro estações no mesmo dia. Sol, calor, frio, vento, chuva e tudo o mais que tem direito: em menos de cinco minutos. Já saí de casa com um sol lindo e cheguei ao ponto de ônibus (que fica a 7 minutos andando) completamente encharcada. Também é a época das sombrinhas nas lixeiras: dá até pra fazer um ensaio fotográfico de tannnnntas que aparecem quebradas pelas lixeiras (praticamente todas) da cidade.

Aprils Wetter é assim... tudo ao mesmo tempo agora. Hoje amanheceu com um sol lindo e quente (+6, pra essa época do ano, um “verãozinho”). O dia foi fechando e, perto das 13h, já estava cinza e escuro. Ficou preto, parecendo tempestade, mas então o sol voltou por entre as nuvens. Então, choveu granizo: muitas pedrinhas, muito rápido (o vídeo mostra essa chuvinha maluca) e pareciam pipocas pulando na grama. Em seguida, NEVOU! Isso mesmo, nevou por uns cinco minutos e, agora, enquanto escrevo, ta um dia lindo lá fora... ensolarado, com passarinhos cantando.

Espero que a conexão seja rápida o bastante para fazer upload do vídeo e deste texto antes que o tempo mude novamente...

2 comentários:

Unknown disse...

Ivana! Bacana o Blog. Quanto à flores serem mais floridas, faz sentido sim. Como acontece que elas ficam embaixo do gelo uma boa parte do tempo, quando chega a primavera, a florescência vem com tudo. É o chamado da natureza, pra garantir a polinização.
Estive no extremo sul da América ( Patagônia Sul e Terra do Fogo)neste verão e vi como fica florido nesta época. Olha só:

http://www.flickr.com/photos/lfpanta/4356663910/

http://www.flickr.com/photos/lfpanta/4355847525/

http://www.flickr.com/photos/lfpanta/4356591134/in/set-72157623433175086/

http://www.flickr.com/photos/lfpanta/4356589408/in/set-72157623433175086/

Beijão pra vcs!

Juliana Costa disse...

me espera que eu chego ai XD

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel