de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 14 de novembro de 2010

Pra sentir o gostinho do Brasil: receita de coxinha de frango deliciosa


Ontem foi dia de coxinha aqui em casa e ficou muito boa. Já tinha feito antes, uma única vez, mas o resultado não tinha sido tão bom. Esta semana, o Joatan achou uma matéria na Folha de São Paulo com uma receita que, dizem, é da melhor coxinha da cidade. Bom, ensinaram direitinho, mas deixaram algum detalhe de fora, porque, seguindo essa receita ao pé da letra, a massa não ficou igual ao vídeo e precisei de algumas adaptações de última hora. De qualquer forma, o vídeo original tem dicas ótimas: como ver a textura pra saber se a massa está pronta e como enrolar as coxinhas. Vale a pena assistir antes de por a mão na massa!

Também fizemos – a quatro mãos – umas adaptações no recheio, considerando que não se acha catupiry em lugar nenhum da Europa. Usamos os ingredientes locais e mesmo assim, foi uma das coxinhas mais gostosas que já comi na vida! Quer fazer também, segue ai a receita reduzida pela metade, que mesmo assim rende 20 coxinhas – o bastante para alimentar quatro famintos ou cinco pessoas com fome :)! Por fim, vale dizer que a mesma massa serve para fazer bolinhas de queijo: é só mudar o recheio por cubinhos do queijo que você preferir e modelar em forma de bolinhas. Todo o procedimento é o mesmo.

Aqui ta o vídeo que a Folha publicou:



Ingredientes para a massa:

400 gramas de farinha de trigo
1/2 litro de água (eu usei a água onde cozinhei os peitos de frango, para dar mais sabor)
75g de manteiga (ou margarina)
1/2 colher (sopa) de sal

Ingredientes para empanar:

1 ovo
250 ml de leite
Farinha de rosca (Paniertmehl)
500 ml de óleo para fritar

Preparo:

Aqueça a água (ou o caldo, no caso), derreta a manteiga e o sal. Quando começar a ferver, acrescente a farinha de trigo e mexa vigorosamente com um batedor de bolo para não criar pelotas. Vá mexendo sempre até a massa ficar em um tom meio transparente e não grudar na mão. Precisei de ajuda pra isso, já que a massa é muito mais pesada do que aparece no vídeo original. Também troquei o batedor de bolo por uma colher de pau bem forte no meio da função. Essa é a parte mais trabalhosa, mas fica uma beleza! Assim q ficar pronta, espalhe em uma travessa para que a massa esfrie e você possa modelar as coxinhas.

Ingredientes para o recheio:

400 gramas de peito de frango (usei Puten e ficou ótimo também)
2 dentes de alho
200 gramas de requeijão (Schmelkäse, vende no Lidl, Rewe, etc)
100 gramas de queijo ralado pra pizza (Emmentaler, gouda ou outro q preferir. Uso aqueles saquinhos que vem prontos :) )
Salsinha (Petersile, pode ser sequinha mesmo. O Real sempre vende)
Sal, páprica e temperos de sua preferência.


Preparo


Cozinhe o frango e desfie. Reserve a água do cozimento para fazer a massa, como já foi explicado. Em uma frigideira, refogue o alho em um fio de azeite, acrescente o frango desfiado, a salsinha e tempere como preferir. Eu usei primenta preta, páprica doce, um pouco de tempero em pó tipo caldo de frango. Deixe esfriar. Quando frio, misture as 100 gramas de queijo ralado e as 200 gramas de requeijão.

Montagem das coxinhas

Unte as mãos com óleo ou margarina para a massa não colar. Pegue uma porção com o tamanho aproximado de uma bolinha de golfe. Faça uma bolinha e depois achate. No centro da massa, coloque uma colherinha do recheio. Junte as bordas e modele a coxinha com o cuidado para não deixar nenhum buraco por onde o recheio possa sair e a gordura da fritura possa entrar.

Misture o leite com o ovo. Depois de modelar as coxinhas, coloque uma a uma nessa mistura e deixe por 1 ou 2 minutos (mais ou menos o tempo que você vai levar para modelar a próxima coxinha). Então, tire do leite e passa na farinha de rosca. Aproveite para dar mais uma modelada, acertando o formato. Modele todas as coxinhas e coloque lado a lado em uma travessa. Você pode congelar as coxinhas nesse estágio, se quiser.

Para fritar, coloque o óleo em uma frigideira pequena e alta – ou em uma panela pequena – de forma que as coxinhas possam fritar submersas em óleo e dourarem dos dois lados simultaneamente. Frite até ficarem em tom marrom-dourado e coloque para escorrer em uma travessa forrada com guardanapos. Aqui em casa, comemos com pimenta Sambal ou Tabasco. Delícia garantida! Podem perguntar para os vizinhos... :)

3 comentários:

Fabiano disse...

Aqui em SP tenho me esbaldado com esfihas!

neusa A-Cortez disse...

Amei a sua receita! Vou experimentar o mais breve que puder. Estou morrendo de vontade de comer coxinhas... unhmmm!
Abraco grande e tudo de bom!
Muito sucesso nos seus projetos pessoais e profissionais.

Rebecca disse...

Farei pela segunda vez no próximo final de semana! :D Me fala como ficou a tua massa (diferente da do vídeo). A minha ficou mais dura, pesada... muito gostosa, de qualquer forma. Então fizeste o que? Mais caldo de frango/água ou menos farinha?

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel