de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Receita fácil de esfiha aberta: o Habib´s na minha casa!

Domingo foi dia de esfiha. Muita esfiha. Transformamos o prédio em uma filial do Habib´s, com brasileiros saindo pela janela. Nove brasileiros de todos os cantos com a mão, literalmente, na massa. Todo mundo ajudou, todo mundo comeu e foi divertido pacas. E o mais importante, todos aprenderam a fazer as esfias e viram que não tem segredo.

A razão desse post curtinho é publicar de novo a receita das esfihas, mas agora com uma foto linda que roubei do blog da Mirna, nesse link, pra ser mais exata. Ela é fotógrafa de mão cheia! E agora tenho uma foto legal, das esfihas feitas por nós no sábado, pra ilustrar essa receita! Danke, Mirna!


Então, a receita está nesse post, e novamente aqui:

Esfiha aberta
(Receita para 20 a 23 unidades)

Ingredientes:

1 tablete de fermento para pão (eu uso o de 30 gramas, fresco, q vende no Lidl a 9 centavos na estante dos patês e frios)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Fubá pra esticar (Maismehl ou polenta – vende nas lojas asiáticas ou no Edeka. O mais grossinho é o ideal)

Massa:

Misture o açúcar com a água morna e coloque, esmigalhado, o fermento biológico para “acordar”. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Em uma bacia plástica, coloque o trigo, o óleo, o sal e acrescente a água com o fermento e o açúcar. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture com as mãos até obter uma massa lisa que não gruda nas mãos e nem na bacia. Talvez precise de um pouco mais de trigo ou água morna pra chegar ao ponto. Deixe, então, a massa crescer em lugar quente por mais 30 a 40 minutos (até dobrar de tamanho). Então, com as mãos, faça uma bolinha pouco maior que uma de pingue-pongue e, em uma superfície coberta com fubá, molde a massa no formato das esfihas (com uns 6 centímetros de diâmetro, com a borda mais altinha). Coloque o recheio nas “forminhas” e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até dourar as bordas.

Recheio:

Carne: Para as de carne, faça um refogado de carne moída com cebola e temperos da sua preferência. Uma dica é usar hortelã pra temperar a carne, no lugar da cebolinha verde. Como eu não tinha hortelã fresca, usei a que estava em um saquinho de chá de Pfeferminze... Ficou igual e saboroso. Não refogue muito a carne: só o suficiente pra tirar o vermelho. Ela vai terminar de assar no forno.

Queijo: Usei uma mistura de Speisequark (mas também pode ser Kornigkäse, Frischkäse tradicional), temperado com sal, Limete (aquele da garrafinha de plástico verde escuro em forma de limão), sal, cebolinha e salsinha e hortelã. Pra meio quilo de quark, um saquinho de chá de hortelã esta bom.

7 comentários:

Rebecca disse...

Vou tentar fazer como fingerfood pro natal ;) Escuta, dá pra fazer e congelar pra só assar na hora?
Beijo!

Ivana disse...

Vixe... ta ai uma coisa que eu nunca tentei... Não faço idéia se funciona congelar. Com esses congeladores em miniatura aqui na Alemanha, o máximo que cabe é uma forma de gelo...

Rebecca disse...

Pior eh que sao minusculos mesmo! Mas queria evitar correria de ultima hora hehe Tou fazendo uma meia fornada agora pra testar e ver se preciso ajustar algo :p
Brigadao e até mais. Bjo

Bruna bento disse...

Porque as vezes fica dura a massa quando assa

rosacharme disse...

Vou fazer

anna s2 disse...

fiz e amei todos daqui de casa comeram e até pediram mais haha. otima receita com certeza vou fazer denovo s2

Unknown disse...

Vou tentar fazer hoje na janta

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel