de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cozinhar na Alemanha: sugestão de cardápio (simples e rápido) para a semana

Eu gosto de cozinhar e quem acompanha esse blog já deve ter percebido. Coloco aqui as comidinhas do dia a dia e outras invencionices. Apesar disso, às vezes falta ideia: pensar no que fazer todos os dias chega a ser meio chatinho. Mas isso não acontece só comigo não. Minhas amigas passam pelo mesmo e imagino que um monte de estudantes (ou mesmo casais e famílias) também. Por isso fiz esse post. É uma sugestão de cardápio BEM simples e BEM básico (e barato) pra quem não tem muito tempo – ou não gosta muito de cozinhar – e quer passar a semana bem aqui na Alemanha. Não se trata de nenhuma recomendação de nutricionista, já aviso. São só ideias para facilitar aquele dia sem inspiração! Acompanhe as receitas com saladas verdes (nem que seja aquele saco com as verduras já lavadas e cortadas) e pronto!


Segunda:


Escondidinho de Kassler ou carne moída. Como segunda é o dia internacional da preguiça, comecei com uma receita que já está publicada aqui no blog... Você pode substituir o Kassler por carne moída que também fica gostoso!

Terça:

Hoje é dia de macarrão e as variações são imensas. Pra ficar em algo bem básico, dá pra comprar molho a bolonhesa pronto, molho ao sugo ou fazer essa versão de inspiração indiana. Como o molho é rapidíssimo de preparar, você pode fazer na mesma panela que cozinhou o macarrão e assim suja menos louça... Bom pra quem lava, bom pra economizar água!

Penne à indiana

Ingredientes:

200 gramas de macarrão penne de grano duro
200 gramas de peito de frango
OU
200 gramas de brócolis
1 lata de ervilhas ou 1 caixinha de ervilha torta (vagem) – a ervilha torta fica mais saborosa!
1 cebola
1 caixinha de Schlagesahne (creme de leite bem líquido)
1 colher de sopa rasa de Sossenbinder helle (que é um pó pra engrossar molho). Se não tiver, pode ser trigo ou mesmo maizena
Curry

Preparo:
Cozinhe o penne ‘ al dente’, conforme instrução da caixinha. Refogue a cebola e o frango (ou o brocoli – se quiser, use os dois que também fica bom!) até ficar bem cozido. Acrescente as ervilhas escorridas e o Schlagesahne e sal. Povilhe com curry – comece colocando uma colher de chá, misture bem e prove. Como o curry é picante, é melhor colocar aos poucos até encontrar um ponto que você goste. Acrescente o Sossenbinder para engrossar um pouco. Misture o molho na massa (pra que o creme entre no penne) e pronto!

Quarta:

Pastelão de legumes é uma opção daquelas que só se suja uma panela! É simples, saboroso e, como os legumes são congelados, da pra ter o ano todo e não se fica com preguiça de sair no meio da neve pra ´caçar´ o almoço durante o inverno...

Pastelão de legumes

Ingredientes:
1 caixinha de Butter Gemüse congelado
½ copo de leite
½ copo de óleo
1 ovo
1 copo + 1 colher de trigo
½ pacotinho de Backpulver (fermento de bolo que é igual ao pó Royal)
1 cebola
2 dentes de alho
Queijo em fatias ou ralado (opcional)

Preparo:
Abra a caixinha do Butter gemüse e encontre um pedacinho da manteiga que está dentro. Coloque o tanto de uma colher rasa de sopa em uma panela. Corte a cebola, o alho e refogue na manteiga. Eu acho a quantidade de manteiga que vem junto muito absurda, então jogo o restante fora. Refogue os legumes com os demais ingredientes.

Massa:
Com um batedor (ou mesmo com um a colher ou garfo), misture o ovo, o trigo, o leite, o óleo e o fermento até obter uma massa homogênea. Se ficar muito dura, pode colocar um pouco mais de leita até obter a consistência de massa de panqueca. Unte uma assadeira com óleo e coloque metade da massa no fundo. Despeje os legumes refogados. Sobre os legumes, coloque o restante da massa. Se quiser, coloque queijo ralado ou picado sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido (em cima e embaixo, se possível, a 180 graus) e asse por 15 minutos (ou até dourar bem).

Quinta:

Que tal uma comidinha de inspiração grega? Um risoto de tomate com torta de carne? Antes de colocar a mão na massa, não esqueça de comprar um potinho de molho Tzatziki (ou tsatziki). É fácil fazer em casa, mas essa receita fica pra outro dia. Vamos aos dois pratos do dia: risoto de tomate e torta de carne.

Risoto de Tomate

Ingredientes

1 xícara de arroz (de risoto é melhor, mas pode ser o comum mesmo ou até milchreis, que é mais mole)
½ lata de tomate com molho (da pra usar o restante pra preparar o prato da sexta-feira!)
1 cebola
2 dentes de alho

Preparo:

Refogue a cebola, o alho e os tomates em lata picados. Acrescente o arroz, sal e pimenta a gosto, e coloque mais 1 e ½ xícara de água fervente. Deixe cozinhar até estar seco. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por mais 5 minutos pra terminar de cozer.

Torta de carne

Ingredientes:
400 gramas de carne moída
½ cebola
2 dentes de alho
1 ovo
3 colheres de farinha de rosca (Paniertmehl)
Cebolinha e salsa (opcional)
Sal e pimenta a gosto
Papel alumínio para assar


Preparo:

Corte a cebola e o alho bem fininhos. Misture os temperos na carne moída, acrescente o ovo e a farinha de rosca. Essa massa é a mesma para fazer hambúrguer, bolinho de carne... Então, se não tiver forno ou se tiver pressa, vale fazer uns hambúrgueres fritos (ou no forno), que também combinam com o arroz e o molho. No caso da torta, modele na forma que preferir. Eu gosto de fazer uma ´salsicha´ bem gorducha, com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Passe papel alumínio em volta e leve ao forno aquecido em 200 graus por 1 hora.

Sexta:

Depois de cozinhar a semana toda, falta inspiração e vontade na sexta... Então, hoje é o dia das coisas prontas: gnocchi (ou nhoque!) é uma comidinha prática e gostosa. Ainda mais aqui, onde você encontra uma caixinha no Lidl (fica junto com o macarrão) por 79 centavos. O pacotinho tem 200 ou 250 gramas, não sei, mas dá para duas pessoas. É só cozinhar como manda o fabricante e acrescentar um molho que você goste. Vale molho de caixinha pronto, de tomate, bolonhesa ou mesmo apenas queijo. Fica gostoso colocar queijo gorgonzola por cima e pronto. Simples assim.

Sábado:

No Brasil, sábado é dia de feijoada, certo? E porque não aqui na Alemanha? Você escolhe o tipo: completa ou rapidinha.

Domingo:

Estrogonofe, que pode ser de carne moída, de frango, de peru, de boi... A receita é a mesma: é só trocar a carne moída pela carne escolhida, cortada em tirinhas. E, se quiser batata palha pra acompanhar, ou pelo menos algo que se pareça com batata palha, compre salgadinhos de páprica no mercado. Espia ai no Blog da Mel como eles são.

4 comentários:

MEUS DIAS DE CHUVA disse...

Huummmmm água na boca só de ler tudo isso...quando eu crescer quero ser assim...gostar de cozinhar, de inventar...sou adepta do disk por aqui...ou seja nada saudável...ainda mais com uma pequena pra dar o exemplo!!!
Bjs

Michelle disse...

quem dera ter toda essa disposicao para cozinhar! =) eu sou uma verdadeira negaçao na cozinha. Ate ovo frito eu consigo estragar! hehe bjs!

Bruna disse...

Ai que delícia! Era tudo o que eu precisava! Dicas lindas!Tenho um medo absurdo de cozinhar hehehe...

Ai que legal, conterrânea barriga-verde! Fico feliz que dê suas espiadinhas e agora a recíproca será verdadeira =D

Vou te add no meu bróg!

Bêidjos
By
Bruna

Bruna disse...

Oi voltei com uma dúvida, rs!
O Pastelão de legumes, qual tamano da forma usada? Por ser pouca massa, acho que não vai em pirex, esses grandes né?

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel