de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

terça-feira, 12 de julho de 2011

Na Alemanha Tem? Coisas que você precisa ou não trazer na mala



Todo o brasileiro que está vindo para a Alemanha , via de regra, começa a pensar em como vai viver muitos meses longe do pão de queijo ou da caipirinha. E ai acaba trazendo a mala cheia de coisas desnecessárias e que encontra facilmente por aqui. A Melize, que mora há alguns anos em Hamburg, tem um blog divertido e muito explicativo: então, leia o blog inteirinho dela antes de fazer a mala. Por aqui, só algumas dicas bem rápidas: os primeiros-socorros antes de entulhar a mala de polvilho.

Deixe em casa:

Pão de queijo: esqueça os sacos de pão de queijo da Yoki. Assim que você localizar um mercado asiático na sua cidade (e qualquer cidade com mais de 50 mil habitantes tem ao menos um), compre Tapioka Mehl e prepare seguindo essa receitinha aqui.

Leite condensado: tem Leite Moça, igualzinho ao do Brasil. Se chama Milchmädchen. Mas tem também o Gesuckert Kondensed Milk (não confunda com o que é apenas Kondensed Milk!), de marcas russas, que são perfeitos e custam muito menos. Olhe aqui! A mesma marca vende também doce de leite: não tem o gosto do doce feito em Minas ou das versões argentinas, mas na hora da saudade você vai achar igualzinho! Ah, eu tenho forminhas de brigadeiro do Brasil, mas já vi aqui pra vender, especialmente perto do Natal e da Páscoa.

Cachaça: se for trazer cachaça, invista em uma amarelinha de boa qualidade. Cachaça branca e ruim tem aqui de monte (Pitu, CanaRio, etc). Claro que são mais caras: em média, uma Pitu custa 10 euros, mas vende em qualquer mercado e, considerando o espaço na mala, o peso e o custo, não vale a pena trazer. Ah, e caipirinha não é algo que você vai tomar todos os dias. O limão (que se chama Limette) é caro: entre 0.30 e 0.60 a unidade.

Farofa Yoki: Não vende farofa aqui. Mas vende farinha de mandioca, também no mercado asiático. Você pode até achar farofa pronta em lojas portuguesas ou brasileiras, nas cidades maiores. O ideal, porém, é aproveitar os últimos dias de Brasil e aprender com a mãe ou a tia como se faz aquela farofinha caseira deliciosa e depois, só repetir a receita com os ingredientes alemães. A minha receita está aqui.

Feijão: os mercados asiáticos e os naturais (Reformhaus) vendem feijão preto. No mercado normal, vende feijão branco e vermelho – tanto cozido, em latas, como cru, como estamos acostumados no Brasil. A não ser que você seja um gourmet e entenda das variações de sabor da safra do feijão A ou B... nem vai perceber a diferença! Coloquei uma receita de feijão rapidinho aqui e da feijoada completa aqui.

Cocada, rapadura, pé-de-moleque: tem tudo isso aqui. A Mel conta no blog dela. No mais, vá ao mercado asiático e confira.

Palmito: vende no mercado, se chama Palmhertz. O das lojas asiáticas é muito ruim, mas aquele que vende em lata, no setor de comida mexicana, bate um bolão.

Azeite de dendê: No mercado asiático, claro... Se chama Palm oil. E a Mel já contou tudo aqui!

Vale por na mala:

Suco de maracujá em pó: Tem maracujá pra vender aqui. Você encontra nos mercados mais finos, junto com outras frutas exóticas. Mas é caro pacas. Tem também uns concentrados. Então, essa é uma coisa que peço pra trazerem do Brasil ou compro em Portugal: Tang de maracujá. Com meio saquinho e uma medida (a lata de leite condensado) de água, você faz o suco concentrado perfeito para um mousse! Ai é só bater tudo com duas caixinhas de Schlagesahne (um creme de leite bem mole, que vira chantilly facilmente) e seu mousse fica perfeito.

Caldo de feijão: Eu curto aqueles caldinhos de cubinho sabor feijão. Quando faço feijoada, nem fazem tanta diferença. Mas quando tempero um feijãozinho de lata, o caldinho faz uma diferença bem boa.

Amaciante de carne: por aqui a carne de boi é dura e sem gosto de nada. Os amaciantes de carne do Brasil ajudam a quebrar um galho e tornar a coisa toda mais palatável.

Sabonetes da Natura: essa é pura frescura. A variedade de sabonetes no mercado reflete o “entusiasmo” alemão por banhos. Contente-se com níveas, Palmolive e Dove. Talvez uma marca da rede local e é isso. Eu amooooo sabonete na Natura: então sempre peço isso de presente. :)

Massa de pastel: Se você for morar no Sul, pode se virar usando Maultaschenteig pra fazer pastel. No Norte, isso não existe e pronto: caia na real. Existem alternativas, como essa, ou mesmo fazer a própria massa (que funciona, mas é uma função maluca). Mas se quiser fazer seus amigos que já moram na Alemanha felizes, traga massa de pastel de presente...

O que você tem que aprender a viver sem:

Caldo de cana: sim, vende no asiático também. Mas é a coisa mais horrível do mundo. Não se parece em nada com o brasileiro...

Eu não lembro de nenhuma outra comida ou ingrediente que não tenha encontrado por aqui... Se eu descobrir alguma coisa, adiciono mais tarde nesse post!

8 comentários:

Rodolfo Nóbrega disse...

Ótimo post! Só discordo um pouco quanto ao café. Diria que é leitura essencial para quem está vindo para a Alemanha. Parabéns!

Lara disse...

Eu sinto falta de goiaba, que nunca vi pra comprar aqui, e mamão papaya bom, porque os daqui são super caros e muitas vezes sem gosto. Também sinto saudades de goiabada cascão e queijo requeijão (o queijo mesmo, não o de copo).

Rodolfo Nóbrega disse...

Oi Lara. Talvez a goiabada tenha aqui: http://www.made-in-brasilien.de/

Eu dei uma passada em um restaurante de comida brasileira em Duesseldorf, lá tinha bastante coisa (tanto pra comer, como pra comprar). Existem alguns na Alemanha. É só dar uma pesquisada.

Teus disse...

Bem, você poderia ter colocado "Coisas que UM MINEIRO(A) precisa ou não trazer na mala"... Se for para fazer essa lista para brasileiros em geral vai ser bem longa.

Mas gostei bastante do post, parabéns!

Eve disse...

A primeira pessoa que me ofereceu algo do Brasil pra trazer pra mim eu aproveitei e pedi: um abridor de latas! hahahaha
Eu nao consigo usar o daqui de jeito nenhum. MUito complexo. Ou sou burrinha mesmo. ;)

Bjs!

MEUS DIAS DE CHUVA disse...

Uauuu!!! Muito claro e explicativo o seu post!!!
Fiquei tentando pensar o que poderia estar faltando...as frutas? Bjs e se puder dê uma passadinha no meu blog...tá de cara nova!!! Bjs

Cleo disse...

Excelente texto!Muito claro e objetivo!Moro aqui a 5 anos, sempre peco q minha mae me mande algumas coisinhas da natura, AMOOO!Realmente "banho" cheirinho de "frescor" nao está no vocabulario dos alemaes!Bjinhos :)

Sergio disse...

Faltou colocar onde encontrar ingredientes para a nossa feijoada: lingiça paio, carne seca, couve ou semelhante. Ou ingredientes que substituam esses. Mas sua lista está bem boa.
Obrigado.abr.

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel