de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pelo fim das sacolas plásticas: o Brasil pode virar “gente grande”!


Com tantas outras causas maiores para discutir, o Brasil está indignado com a política de os supermercados não distribuírem mais sacolas plásticas. Confesso que esperava bom senso de muita gente que está reclamando sobre o assunto. A minha timeline do Facebook está povoada de objeções de todos os tipos.  Fala-se desde teorias da conspiração de indústrias de plástico para faturar mais até a sugestão absurda de exigir que os mercados – que já teriam embutido o preço das embalagens nas mercadorias – distribuam sacolas de papel no lugar das plásticas. Eu acho que as coisas no Brasil custam caras, muito caras, mas esta última ideia é, de todas, a coisa mais absurda que já li: parar de oferecer plástico por uma questão ambiental e ai cortar um montão de árvores para oferecer os sacos de papel... Até agora, todos os argumentos contrários ao fim das famigeradas sacolinhas que eu li foram o resumo de uma visão meio simplista.

Campanha pedindo sacolas de papel: uma das coisas mais absurdas que li recentemente

Aqui na Alemanha faz muitos anos que todo mundo paga pelas sacolas plásticas, paga-se também pelas garrafas pet (e é caro! Em média, 25 centavos de euro por cada vasilhame, mas se recebe o dinheiro de volta com a devolução os "cascos"). Essas duas medidas simples tornam o volume de lixo é muito menor e a diferença é visível por toda a parte: não há lagos e rios cheios de garrafas ou sacolinhas jogadas com um punhado de lixo nos barrancos.  

Por aqui, cada sacola custa entre 10 e 25 centavos de euro, dependendo do tamanho e da qualidade. Existem as especiais também (e mais caras): de papel, especiais para conservar alimentos frios e as reutilizáveis, de algodão cru, vendidas no caixa de todo e qualquer mercadinho.  A maior diferença é que você passa a usar as sacolas com mais parcimônia: no Brasil, o empacotador (nem vou entrar na celeuma de discutir sobre isso!) coloca duas ou três sacolas, uma dentro da outra, para que o cliente leve até a porta do carro, estacionado no pátio do mercado, meia dúzia de coisas, que por sua vez já estão dentro de outros sacos (como as frutas) ou embalagens.

Há quem defenda que essas sacolinhas são reaproveitadas para armazenar o lixo doméstico, mas eu discordo desse argumento com uma simples observação. Todo mundo no Brasil tem em casa muito mais sacolinhas do que precisa para usar no lixeiro, além de jogar a maioria delas fora porque rasgaram no caminho, molharam... Além disso, na verdade, a maioria das pessoas já compra sacos de lixo (e coloca dentro de uma sacolinha pra levar o saco com os sacos para casa!) e coloca o lixo nas sacolinhas e as sacolinhas no saco. São raros os que não fazem assim.

Só pra completar: na Suíça, o morador paga uma verdadeira fortuna pelos sacos de lixo comum e recebe de graça os sacos (de cores diferentes) para os reciclados. O lixo comum só é recolhido pelo serviço de limpeza quando armazenado nos sacos que tem o logo da cidade. Sabe por quê? A taxa de cobrança de lixo está embutida do preço dos sacos de lixo não reciclado: quanto mais você produz, mais paga. Se reciclar, produz muito menos e paga bem menos. Mas claro que o Brasil ainda esta a anos-luz de alcançar uma situação como essa. Mas o exemplo não deixa de ser válido.

Voltando ao tema principal desse post.  Eu sou completamente a favor da cobrança pelas sacolinhas: é uma mudança cultural e por isso encontra tanta resistência. Mas no fim das contas, quando se aprende a conviver com as novas regras, as melhorias são evidentes.  É uma mostra de que o Brasil está amadurecendo e só posso ver com bons olhos tal prática. E digo mais: tomara que passem a cobrar pelo "casco" dos PET também. Assim todo mundo devolveria no mercado, o percentual de reciclagem seria muito próximo de 100% e todos saem ganhando.

O que mais me deixa chateada em ver os comentários esbravejando contra o fim das sacolas é a falta de compreensão quanto ao entendimento da essência da medida. A ideia não é fazer ninguém pagar duas vezes - e nem um complô de indústria alguma: o ponto básico é desestimular o uso de sacolas. Parece que as pessoas não entendem é que ninguém precisa pagar por elas: é só levar as suas sacolas ecológicas de casa e pronto. E neste caso, aposto que vai ter muita instituição social, clube de mães e tudo o mais vendendo sacolas ecológicas de todos os tipos, cores e tamanhos. Eu uso as mesmas há 3 anos e meio aqui. E uso todas as vezes que vou ao mercado. Simples assim: não cai nenhum dedo, não falta sacola em casa (já que compro sacos – bem baratos! – do tamanho ideal para cada necessidade ou uso as sacolas que por ventura aparecem dando bobeira, já que as lojas, livrarias e tantos outros estabelecimentos continuam fornecendo sacolinhas o suficiente para suprir a demanda da casa!).

Uma coisa precisa ficar clara e é exatamente isso que as pessoas parecem não enxergar ou não querer entender:  as mesmas pessoas  que publicam quadrinhos de “salvem os animais” ou se julgam politicamente corretas. Fica dito:  a cobrança das sacolas deve ser encarada não como um pagamento duplo, mas como um tipo de "multa" para quem não levou as suas próprias sacolas... Trata-se de uma mudança de atitude e não há razão para questionar algo tão positivo.  

6 comentários:

Ana Gaspar disse...

ADOREI seu post!!!
Parabéns....
abraço
Ana Gaspar

Rebecca disse...

Ivana, aqui na Alemanha (pelo menos no meu prédio) também recebemos as sacolas amarelas pra lixo reciclável de graça. Só que no Brasil as pessoas não iriam querer essas sacolas enormes na cozinha pra juntar suas embalagens... Eu uso e adoro! O lixo em geral fica mais limpo/seco e o bio podemos jogar todo dia diretamente no depósito do prédio. Pergunta ao Hausmeister do teu prédio... vai ver até tem pra dar aos moradores, os sacos amarelos. Beijo e bom final de semana.

Rebecca disse...

Tinha que ter uma "Rossmann"da vida no Brasil pra vender aquelas sacolinhas que vc pode por no chaveiro... sempre tenho uma na bolsa para as compras "inesperadas". Também sou 100% a favor da não distribuição. Outro ponto... as sacolas que distribuem no Brasil são muito fracas! Melhor pagar por uma maior e mais forte que pode ser várias vezes reutilizada!

Cris Oliveira disse...

Olá minha Amiga distante !

Passei pra concordar com cada palavra que disse. O que falta realmente é deixarmos de ser hipócritas. E falo por mim tbm, que tenho as minhas sacolas ecologicas, umas que comprei e outras que mesma fiz, todavia continuam enfeitando a arara na sala de bagunça.
Preciso encarar a minha falta de educação com mais realismo e usa-las para o devido fim (sacola ecológica ,não seria aquela que substitui as plástica? ).

Beijocas e muito sucesso nessa terra Germanica !

Milla disse...

Mandou muito bem Ivana!!! Eu acho que alem de pararem de dar a sacolinha o governo deveria facilitar no que se diz respeito de separar o lixo em plastico, papel, organico, como se faz aqui... eu tenho um balde de lixo de papel e um de lixo de plüastico e nem preciso por sacola neles... Só coloco sacola no balde de lixo organico... E como a Rebecca disse, as sacolas do Brasil tem uma pessima qualidade, vale a pena investir em uma sacola melhor que pode ser usada mais vezes!

Sandra disse...

Também concordo com tudo o que escreveu!! Na última vez em que estive no Brasil uma boa parte dos meus amigos tinham carro zero na garagem, viagem todos os anos, roupas da moda e por ai vai e preocupados em pagar pelas sacolinhas de supermercados?? Demais pra minha cabeça também. Abs!!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel