de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conexão Alemanha - Coluna 9

E afinal, o que é salsicha alemã? Confere a coluna de número 9, publicada aqui pelo Santa e fique sabendo um pouco mais sobre essa especialidade germânica!

Salsicha alemã

Menus e propagandas de restaurantes blumenauenses convidam à degustação de uma das mais tradicionais iguarias típicas: salsicha alemã. Mas escolher o prato é quase dar um tiro no escuro, considerando que existem cerca de 1500 tipos de salsicha oficialmente fabricadas na Alemanha.
A tal da salsicha alemã é, na maioria das vezes, a Weißwurst – uma salsicha branca, típica da Baviera que, por lá, é servida com mostarda doce e acompanha os tradicionais pretzel (Brezel, em alemão)...
...Por falar em pretzel, eles são fáceis de fazer em casa. É só fazer uma massa tradicional de pão, deixar crescer e, na sequência, esticar porções como cobras, que serão enroladas na tradicional forma do pretzel, com aquele nó no meio.
Para dar a cor característica, os pretzels são deixados de molho por cinco minutos em uma solução de dois copos de água para uma colher rasa de bicarbonato de sódio. Ao saírem do molho, recebem sal grosso, um corte na parte de baixo (que vai se abrir ao assar) e são levados ao forno em 200°C até ficarem com a cor desejada.

A favorita de Berlim

Se a Weißwurst faz a fama da Baviera, a fervilhante capital alemã prefere outro sabor e se rende à popular Currywurst. Para o preparo podem ser usadas salsichas levemente defumadas ou cozidas, sempre servidas com um molho à base de catchup e curry.
A iguaria é tão popular que ganhou até um museu na cidade: o Currywurst Museum Berlin (www.currywurstmuseum.de ), que conta a história do prato e ainda tem uma lanchonete onde o visitante pode provar as variações da receita. Tradicionais também são os pequenos pratos brancos de papel, de forma retangular, onde a salsicha é servida.
Da para preparar uma versão simples em casa. Basta cozinhar uma salsicha de boa qualidade, cortar em rodelas e dar uma fritadinha. Então, é só colocar em um prato, acrescentar catchup (ou molho de tomate com temperos de sua preferência) por cima e polvilhar com pó de curry. Pode-se saborear pura, mas se a intenção for seguir a tradição berlinense, batatas fritas ou pãozinho francês funcionam como acompanhamento.

Roteiro de sabor

De Norte a Sul da Alemanha é impossível provar todas as salsichas. Bratwurst é o nome genérico dado para as salsichas assadas ou fritas. Kochwust são as pré-cozidas e Rohwurst as cruas, curadas ou defumadas.
No Norte, não deixe de provar a Pinkel, feita com uma pasta de cereais e servida com couve amarga (Grünkohl). A Nürnberger Rostbratwurst vem da região da Francônia e tem de 7 a 9 centímetros de muito tempero e sabor.
No Sul, além da Weißwurst, há uma especialidade austríaca: a Berner Würstel, pequena, com uma mistura de queijo na massa e envolta em uma fina camada de Speck, um presunto cru levemente defumado. Impossível resistir.

Assunto sério

Blumenauense fala muito do orgulho que sente em preservar a cultura alemã e isso é uma demonstração simpática de apreço. Mas não é raro encontrar comentários mais exacerbados sobre o se sentir alemão ou mesmo preconceituosos.
Na Alemanha, nazismo é crime e o país até hoje se envergonha profundamente de sua história fascista. A menção ao tema é o suficiente para por amizades em risco. E pior, fazer piada de nazismo e chamar alemão de Hitler são ofensas sérias.
Alemão de Blumenau (e do Vale) é o que pode haver de mais brasileiro: é mistura de culturas. Na Alemanha, vai logo perceber que é mais um estrangeiro em adaptação, com a vantagem de comer chucrute desde criança!

Passaporte

Descendentes de alemães, dentro de uma série de regras, claro, têm direito ao passaporte bordô. Estrangeiros que residam legalmente no país há oito anos também podem requerer sua cidadania e, neste caso, precisam provar que estão integrados à cultura local. Além de comprovar conhecimentos do idioma, quem pede a cidadania precisa passar em uma prova de conhecimentos gerais sobre a Alemanha, incluindo história, geografia, legislação e cultura geral. Para conquistar a cidadania, o candidato a alemão precisa acertar 17 perguntas de 33, em uma hora de teste. São escolhidas entre 300 pré-selecionadas.

Diz o ditado:

Das Glück ist keine Dauerwurst, von der man täglich eine Scheibe herunterschneiden kann
A felicidade não é uma salsicha de onde se pode cortar todos os dias uma fatia


Espia só o museu da Currywurst em Berlim (foto de divulgação enviada pelo assessoria do museu):

Nenhum comentário:

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel