de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

domingo, 9 de outubro de 2011

Conexão Alemanha - Coluna 2

Sigo aqui com a publicação da coluna que estou escrevendo para o suplemento Oktoberzeitung, publicado durante a Oktoberfest de Blumenau, no Jornal de Santa Catarina. Esta é a segunda, que foi publicada originalmente aqui:

Puxando a alegria

Engenhocas, carroças, charretes e carros alegóricos à parte, os desfiles da Oktoberfest de Blumenau também contam com a presença de outro veículo: o Bollerwagen. O pequeno carrinho de madeira é geralmente usado para puxar crianças, flores e, por que não, cerveja! Mas esse discreto elemento da festa é também uma das mais fortes conexões com a cultura germânica. Na Alemanha, além do uso no campo ou nas escolas – para levar grupos de crianças para passeios na vizinhança – o Bollerwagen está no centro de festejos tão diversos quanto o Dia dos Pais, o Carnaval ou o Passeio da Couve.

Um dia para os homens

Dia dos Pais na Alemanha é feriado, mas não por causa deles. A data é celebrada 40 dias após a Páscoa, junto com as comemorações da Ascenção do Senhor (em alemão, Christi Himmelfahrt). Neste dia, filhos e esposas ficam em casa, enquanto os homens enchem o Bollerwagen de cerveja, licores e um destilado à base de centeio chamado Korn. Em grupo, partem para um passeio pelos parques. A bebedeira neste dia é certa: a polícia alemã registra, anualmente, um número elevado de ocorrências como acidentes e brigas.

30 anos

Completar 30 anos é um momento marcante para os alemães, especialmente para aqueles que ainda não casaram. Homens e mulheres celebram cada um com seu grupo de amigos, em torno do Bollerwagen. As mulheres organizam fantasias e pintam a dona da festa para um desfile pelas ruas da cidade e estações de trem. Já os homens têm a missão de conseguir um beijo de uma virgem que o liberte do castigo.

Chucrute X Couve amarga

Chucrute (Sauerkraut, na grafia original alemã) é quase uma exclusividade da culinária do Sul do país e a rivalidade entre os dois extremos do país é grande. Para saborear a iguaria, grupos de amigos organizam a Grünkohlfahrt – algo como O Passeio da Couve – e aí o Bollerwagen entra na história mais uma vez. Decorado com balões e folhas de couve, carrega bebidas fortes para aquecer o grupo durante a caminhada – geralmente sobre a neve – até um restaurante. E o passeio segue seus rituais: todos os anos o grupo escolhe o rei e a rainha da couve, que são os responsáveis pelo passeio no ano seguinte.

Carnaval

Oktoberfest é o carnaval alemão de Blumenau. Mas na Alemanha o carnaval também tem samba. Bom, ao menos o que por lá é considerado samba. Colônia oferece a festa mais famosa do país, com direito a desfile de alegorias. Em outras cidades, os foliões fazem o próprio desfile. Precisa dizer como? Lá vem o Bollerwagen outra vez, cheio de bebidas, ajudando a manter a temperatura nos gélidos dias de festa.

Créu alemão

Vale dizer que alemão gosta de música brasileira, mas tem uma, em especial, que toca em 10 entre 10 rádios praticamente todos os dias há mais de 20 anos. É Chorando se Foi, também conhecida como Lambada, gravada em 1989 pelo grupo francês Kaoma, da vocalista Loalwa Braz. Mas a coisa fica ainda mais complicada. Não se espante se ligar o rádio e ouvir Créu e tenha uma resposta pronta para explicar para as fãs alemãs quem é a Mulher Melancia. Sim: a Mulher Melancia tem fãs na Alemanha...

Diz o ditado:

Betrunkene und Kinder sagen die Wahrheit.
Bêbados e crianças dizem a verdade.

Para ilustrar, o prato de Grühnkol, que eu mesma preparei :)

Nenhum comentário:

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel