de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

De volta à nave-mãe

O nome desse blog é uma brincadeira… Sou de Blumenau, cidade catarinense fundada por imigrantes alemães em 1850. E entre os atuais 300 mil habitantes, sou mais uma descendente que ainda carrega a influência genética daqueles que cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor e construíram uma cidade próspera.


Bom... em Blumenau, a Alemanha tornou-se, como passar dos anos, uma referência quase encantada: ainda se fala alemão nas casas e tudo o que vem da Alemanha é considerado melhor. Então, voltar à nave mãe é fazer o caminho inverso daqueles primeiros 17 imigrantes liderados por Hermann Bruno Otto Blumenau.


As primeiras postagens vão ser com pressa: sinônimo de quem não fez o que deveria ter feito no tempo certo. Mas são uma tentativa de “ensinar o caminho das pedras” pra quem também almeja um lugarzinho ao sol – ou na neve!! :P – do outro lado do oceano.


Dica de viagem:
Na foto que ilustra este post de estréia, o "castelinho" no centro de Blumenau, SC. Trata-se de um dos prédios mais fotografados da cidade. Foi construído pela família Schadrack na década de 70 para abrigar uma loja de departamentos (a Moellmann). O prédio é inspirado (quase uma réplica) na prefeitura da cidade alemã de
Michelstadt, uma hora ao sul de Frankfurt am Main)e atualmente, foi todo restaurado e abriga a loja de departamentos Havan.


Herzliche Grüβe!

2 comentários:

Ivana disse...

Em tempo... o nome foi "criado" pelo Joatan (www.pagandoopato.com.br), namorado querido, que perde o amigo mas não perde a piada... Achei que seria justo dar o crédito, embora ele não pudesse imaginar que a brincadeira acabasse virando nome de blog...

Mariana Linder disse...

Oi Ivana! Estou adorando o blog! As dicas são ótimas! Tbm sou de Blumenau e acabei de chegar em Berlim. Meu marido está trabalhando no Charité e estou pensando em fazer um doutorado (depois de um curso de alemão). Sou formada em Administração e tenho mestrdo em Desenvolvimento Regional, mas estou tentando achar algo aqui em Berlim na área de Administração ou Economia... enfim... resolvi só dar OI pq me identifiquei com várias postagens suas (e ainda mais depois de ver que vc tbm é de Blumenau). É muito bom ver que não somos os únicos a passar por certas dificuldades... e facilita muito ter dicas de como enfrentá-las... obrigada, viu? ;)
Bjs!

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel