de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sabores da Alemanha: Suco de chucrute em caixinha

Esse é um post curtinho. Mas nem por isso merece desprezo. Pelo contrário. O assunto é tão sério que precisa de um post só pra ele. Primeiro preciso dizer que sou aberta a provar novos sabores. Não tenho quase nenhuma frescura alimentar. Dou uma chance a quase tudo e gosto de algumas coisas que muita gente tem nojinho. Gosto de dobradinha, de língua com ervilha. Já comi carne de canguru, de gambá e rã e não gostei de nenhuma delas. Comi caracol em Portugal (espia o maridão saboreando a iguaria!): esses de jardim mesmo, mas não tem muita graça. Das coisas da Alemanha, virei fã de Grünkohl (tem uma notinha sobre a couve amarga aqui), como Leberkäse, e até Silze agora desce. Também adoro Sauerkraut ou Chucrute, como o tal do repolho azedo é chamado ai no Brasil.

Mas tem uma coisa que eu já havia visto no mercado algumas vezes, embora nunca tenha tido coragem de comprar por só ter encontrado em caixinhas de um litro: suco de chucrute. Isso mesmo! Suco de caixinha assim como de maça, laranja ou abacaxi, mas sabor Sauerkraut. Desta vez achei uma embalagem mais modesta, com meio litro e resolvi investir um eurinho na brincadeira. Bom, pra quem não sabe, Sauerkraut é repolho azedo. Minha vó costumava fazer em casa: corta o repolho bem fininho, salga e coloca em um pote de barro pra coisa toda azedar e criar aquele caldinho fermentado. Então, depois de bem “podrinho”, é só comer. E é uma delícia, juro!!!! Mas ai a pegar o tal do caldinho, espremer e colocar em uma caixinha pra beber... Isso não se faz! Espia a foto ai da caixinha...


No rótulo diz que o suco é de chucrute com maçã, mas eu juro que não senti sabor de nada parecido com maçã na hora que eu provei. E só consegui tomar um golinho. A coisa é salgada, azeda e tem cheiro de peido. Sem exageros... De tudo o que eu provei na Alemanha, essa foi a experiência menos prazerosa. Fica a dica. Mas se quiser provar, assino embaixo. Tem coisas que a gente só acredita que existem (e que gosto pavoroso elas tem!) depois do primeiro copo... Prosit!

5 comentários:

Nicole disse...

Mulher, como fostes corajosa. Outro dia eu vi um "Gemüsesaft" e achei que fosse brincadeira.

Beijo e bem-vinda de volta!

Joaninha Bacana disse...

Nunca vi para vender (graças, hehehe). Mas olhando na internet, vi que o suco é usado para tratar casos de constipacao intestinal - ou seja, é vendido mais como um produto natural medicinal, e nao por ter gosto bom, hehehe.
Beijocas, Angie

Nina disse...

Pelo que eu saiba, (sou alema) a gente usa mais como "medicina" - limpa o estômago muito bem ;) Nao conheco quem g o s t e de tomar isso. Mas... pode ser útil! =)

Curto muito seu blog! Obrigada!

Anônimo disse...

será que consigo comprar este suco no |Brasil? estou precisando para tratamento. ou a receita do suco, será que é o caldo que solta do chucrute?

Ivana disse...

Olá meninas! Obrigada pelos comentários!

Celeste, eu não conheço a receita... mas pelo sabor, me parece apenas o "caldo" do sauerkraut mesmo. :)

Boa sorte!
ivana

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel